UOL Carros Grupos de Discussão

10/11/2010

Etiquetagem Veicular: você levaria a nota em consideração ao comprar um carro?

Gerido pelo Inmetro (Instituto Nacional de Metrologia, Normalização e Qualidade Industrial) e pelo Conpet (Programa Nacional da Racionalização do Uso dos Derivados do Petróleo e do Gás Natural), o Programa Brasileiro de Etiquetagem Veicular chega ao seu terceiro ciclo de análise dos veículos com maior eficiência energética (melhor consumo e menor taxa de emissão) no país.

Veículos ano/modelo 2011 de seis marcas voluntárias (Fiat, Ford, Kia, Volkswagen, Renault e Toyota) foram listados em sete categorias (subcompactos, compactos, médios, grandes, carga derivado, comercial leve e fora-de-estrada) e receberam notas de A (melhor) a E (pior) após testes laboratoriais padronizados. O resultado é publicado em uma etiqueta com um índice -- similar à utilizada, por exemplo, em eletrodomésticos vendidos no país.

GM e Honda, que estavam nas listas anteriores, deixaram de participar deste ciclo da Etiquetagem Veicular, mas o programa deve se tornar obrigatório para todas as marcas em um ano. Nesta edição, segundo o Inmetro, houve melhoria média de 3% no índice de consumo de combustível dos modelos incritos.

O que você acha da padronização do nível de consumo dos carros vendidos no país? Você levaria a nota em consideração ao comprar seu próximo carro?

07/11/2010

O que você achou do 26º Salão Internacional do Automóvel?

O 26º Salão do Automóvel de São Paulo foi encerrado oficialmente neste domingo (7), e embora o público do dia não tenha sido tão expressivo como o registrado na última semana (talvez por conta do chamado "efeito-F1"), muita gente aproveitou o dia para passar no Anhembi e dar uma última olhada nas máquinas expostas pelo pavilhão.

Em 2010, o evento completou 50 anos com estimativas iniciais de receber aproximadamente 600 mil visitantes. O número de veículos expostos? 450, de nada menos que 42 marcas nacionais e internacionais.

O UOL Carros quer saber: qual foi a melhor surpresa da edição deste ano do Salão? O que você mais gostou da mostra? Comente