UOL Carros Grupos de Discussão

19/10/2010

O que você acha da segurança dos carros nacionais?

Foi lançado em São Paulo o Latin NCAP, versão latino-americana e caribenha de um programa independente de testes de segurança em veículos já aplicado em diversas regiões do mundo, como Europa, Estados Unidos e Austrália. Segundo o desempenho específico, os carros são avaliados numa escala de zero a cinco estrelas -- quanto mais estrelas, mais seguro é o modelo.

Nessa etapa inicial foram avaliados oito modelo similares aos vendidos no Brasil e um, de procedência chinesa, que ainda não é comercializado por aqui. Nenhum carro conseguiu obter índice máximo de segurança, sendo que todos foram mal-avaliados em algum dos critérios. O chinês da marca Geely chegou a ser totalmente reprovado (zero estrela) no teste para segurança de ocupantes dos bancos dianteiros, por risco extremamente elevado de ferimentos fatais.

O que você acha da segurança dos carros nacionais? E quanta importância você dá para isso no momento da compra? O Latin NCAP deveria ser estendido a todos os modelos disponíveis no Brasil? Comente.